Financiamento Imobiliário

Se ainda falta dinheiro para comprar a tão sonhada casa, um financiamento bancário poderá ser uma boa opção para ajudar a realizar esse sonho. No entanto, é bom estar atento ao funcionamento de todo o processo (as taxas, a documentação necessária, a comprovação de renda, o valor das parcelas), e planejar-se corretamente e com antecedência, para não ser pego de surpresa na hora da compra.

Utilize as ferramentas disponíveis no mercado, como os simuladores nos sites dos bancos (clicando nos icones abaixo listados ), e veja se tem mesmo a renda necessária para obter o financiamento de que precisa para comprar o imóvel no padrão que deseja. É bom saber que os bancos não financiam 100% do imóvel. O percentual de financiamento varia conforme o valor do imóvel - e pode chegar até 70%.

         

  

É importante analisar o mercado financeiro e a situação do governo e dos bancos quando se adquire um financiamento, mas não é só isso. A economia não é estática e nada garante que se hoje o panorama econômico é de estabilidade, amanhã não haverá crise. Risco zero não existe. As mudanças no cenário nacional e internacional alteram, quase sempre, as taxas de juros e os índices aos quais todos os planos estão atrelados.

Quanto os bancos normalmente financiam?
Não há taxa mínima de financiamento, e normalmente são financiados até 70% do valor do imóvel, dependendo, logicamente, do valor do imóvel e das condições financeiras do proponente.

Como são determinadas as prestações?
Os fatores principais são:
. Idade do proponente
. Renda familiar
. Prazo necessário
. Valor do imóvel
. Sistema de amortização